Power BI Append Queries

APPEND é uma outra forma de juntar tabelas, nós já falamos do MERGE que seria o JOIN, mas agora vamos falar do APPEND, que seria o UNION ALL.

Pra quem sabe o que é UNION e UNION ALL, é importante dizer que o UNION ALL não remove registros duplicados, então o APPEND também não remove registros duplicados. Anota aí!

Pra tratar esse tópico do APPEND eu vou criar duas tabelas novas pra gente usar, duas tabelas menores, vou chamar de AlunosCurso1 e AlunosCurso2.

As tabelas são essas, Curso1:

Curso2:

Agora vou dar Append entre essas tabelas. Olha o resultado:

Perceba na imagem acima que tem um monte de null na coluna ALUNO_SOBRENOME, isso porque a tabela Curso1 não tem essa coluna, não tem essa informação, então ao invés de impedir que as tabelas sejam unidas o Power BI simplesmente poe null.

Append é simples assim.

Você ainda pode apendar quantas tabelas ou queries quiser juntas, veja que na imagem tem ali a opção “three or more tables”, mas o resultado é o mesmo… uma tabela embaixo da outra, sem remover duplicados (se quiser remover duplicados pode fazer depois na mão).

Se quiser depois pode adicionar também uma outra tabela nada a ver, com outra estrutura de colunas, vai conseguir de boa, só vai ficar uma bagunça cheio de null, mas o power bi permite.

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por análise de dados e Power BI.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: