Power BI Group By

Group BY agrupa dados de acordo com as tabelas selecionadas e as agregações selecionadas.

No exemplo da imagem acima agrupamos a soma da coluna VALORMETA de acordo com a tabela cdVendedor. Dessa forma foi possível saber a quantidade total de ValorMeta pra cada vendedor.

Vamos falar de alguns outros exemplos, só pra ficar mais claro.

Então no GROUP BY se vc selecionar a Opção Advanced dá pra fazer group bys mais complexos, usando vários campos. Por exemplo, como na imagem abaixo, vc pode adicionar mais colunas como agrupadores e mais expressões de agregação de dados.

O que acontece é que, se vc escolher dois agrupadores, como no exemplo da imagem, o que vai acontecer é que o Power BI vai agrupar os itens selecionados na parte de baixo, ali nos agregadores, de acordo com essas duas colunas de agrupamento.

Na prática é o seguinte, explico depois da imagem.

Se eu fizer o agrupamento por cdVendedor e sei que tenho na tabela 264 linhas, mas apenas 11 vendedores. Então se eu agrupar o cdVendedor com soma na ValorMeta, então eu vou ter 11 linhas, pq são 11 vendedores e as metas vao somar e se agrupar dessa forma.

Só que, se eu agrupar por cdVendedor e Mês na soma de ValorMeta, então eu vou ter um resultado assim:

Ou seja.. mudou nada, continuou com 264 registros… Mas por que? Pelo seguinte mojovi, pra cada vendedor cada registro de mês é único, ou seja, não dá pra agrupar. Entendeu? Tipo assim, se eu tivesse o mês repetindo, aí até daria pra dar uma agrupada, só que como o mês só tem 1 registro pra cada vendedor, aí o group by não adianta.

Então é isso, group by não tem muito mistério, mas tem que prestar atenção e conhecer bem o que é valor agrupável e o que não é agrupável.

Pra fechar, se eu fizer um agrupamento por mês agregado na soma de valorMeta, olha o que dá:

Caímos pra 24 registros, porque só tem 24 meses, mas a informação de vendedor saiu fora, blz!?

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por análise de dados e Power BI.

Um comentário em “Power BI Group By

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: