Power BI Duplicate Query

No Power Query é possível pegar uma tabela ou query que está no Power Query e duplicá-la.

Ao duplicar vc cria uma instância daquela tabela, ou seja, aquela passa a ser uma nova entidade que vai conter os mesmos tratamento da query original, os mesmos “applied steps”. Qualquer modificação que vc fizer na tabela original não será refletida. Então, quando fazemos uma duplicação nós estamos criando dois elementos que não tem nenhum relacionamento a não ser pela mesma fonte de dados.

É importante inclusive que vc entenda essa questão da fonte de dados, porque veja, se vc tem duas tabelas iguais, com os mesmos applied steps, nada impede que vc mude a fonte de dados de uma e já aproveite os applied steps criados, ou seja, vc não precisa fazer tudo denovo. Sacou? Pensa que vc tem fontes de dados diferentes mas com a mesma estrutura e que vc precisa criar uma tabela pra cada uma delas. Nesse caso basta criar uma vez, duplicar e mudar a fonte de dados!

Além disso, você pode deletar a tabela original que essa vai ficar. Agora, outra coisa, quando vc der refresh no power BI as duas vão atualizar, isso significa o dobro de dados importados, ou seja duplicidade.

Na imagem abaixo a tabela Metas foi duplicada, gerando Metas (2), então quando dei refresh as duas vieram carregar dados.

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por anlise de dados e Power BI

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: