Power BI Calcular valor da Dimensão multiplicando com a Fato (VlookUp)

Pessoal, até então eu tenho trabalhado muito mais com modelos flat-table, em que vc tem todas informações numa tabela única e gigante, porém, esses dias resolvi criar um modelo estrela (star-schema) e não achei fácil na internet uma informação de como calcular os valores entre minha tabela fato e dimensão.

Esse é um assunto muito básico, mas pode ser que te ajude (assim como me ajudou).

Pra ser objetivo, se você precisa multiplicar uma coluna pela outra, sendo que cada coluna está numa tabela diferente, a measure é:

MEDIDA = SUMX(tabela, tabela[campo] * RELATED(outraTabela[campo]))

Existe uma outra forma de obter esse resultado, fazendo MERGE no Power Query, mas é menos performático e bem mais trabalhoso.

Para que essa medida funcione você precisa que suas tabelas possuam relacionamento. Explicando meu cenário:

Eu tenho duas tabelas, uma de APONTAMENTOS e outra de CATEGORIA DE FATURAMENTO. Na tabela de APONTAMENTOS eu tenho o registro do apontamento que inclui; quantas horas a pessoa apontou e em qual categoria de faturamento ela usou pra registrar esse apontamento, só que não tem na tabela de APONTAMENTOS o valor dessa categoria de faturamento. Já na outra tabela, a de CATEGORIA DE FATURAMENTO, eu tenho o valor de cada categoria de faturamento.

Dessa forma é possível relacionar APONTAMENTOS com CATEGORIA DE FATURAMENTO usando o campo “categoria de faturamento” (relacionamento 1:N, direção única).

Pra conseguir descobrir então quantos reais cada apontamento vale, eu precisei criar essa medida:

MEDIDA = SUMX(APONTAMENTOS, APONTAMENTOS[HORAS_APONTADAS] * RELATED(‘CATEGORIA DE FATURAMENTO'[TAXA]))

Uma outra forma de conseguir o mesmo resultado seria fazendo o MERGE entre APONTAMENTOS e CATEGORIA DE FATURAMENTO usando o campo “categoria de faturamento” como join e então criar uma CUSTOM COLUMN, na tabela de apontamento, no Power Query, assim:

= [HORAS_APONTADAS] * [TAXA]

Essa nova coluna calculada no Power Query também resolveria o problema.

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por anlise de dados e Power BI

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: