Power BI Formatação Condicional em Texto

Deixa eu contextualizar o problema pra vocês entenderem a solução… Eu tenho um report que controle todas Demandas da minha empresa, demandas são tipo ordem de serviço, e depois eu faço uma análise nessas demandas pra saber se vou conseguir faturar elas ou não. Então pensa assim, eu tenho demandas e uma coluna de status que indica se aquela demanda pode ser faturada ou não.

Daí o que eu quero fazer é, criar um visual de tabela com o ID das Demandas numa coluna e em outra coluna o Status pra ver se pode ser faturada ou não, e quero também que, caso não possa ser faturada a coluna Status mostre o motivo e apareça uma bolinha vermelha. Tem que ficar assim:

A imagem acima é o resultado final, percebam que a demanda se repete em vários dias diferentes, isso porque ali é o registro de apontamento de cada demanda, mas tá certinho, continuando…

Pra chegar naquele resultado final, vamos ver como são os dados brutos. O que eu realmente tenho é isso aqui:

Percebam que eu tenho 2 colunas e mostrei tudo apenas em uma coluna só. Ou seja, eu preciso pegar o valor das duas colunas e fazer uma regra. A minha regra é a seguinte:

Se “STATUS_APONTAMENTO” for “Não Pode ser Faturado” e “”STATUS2” for “Pendente Ações Líder/Time”, então bolinha vermelha.

Se “STATUS_APONTAMENTO” for “Não Pode ser Faturado” e “”STATUS2” for “Pendente Ações Internas”, então bolinha amarela.

Pra conseguir fazer isso eu preciso criar uma medida que me retorne um valor numérico! Essa é a chave aqui, porque na formatação condicional do Power BI eu vou usar esse valores pra definir o que vai ser vermelho e o que vai ser amarelo.

Criando a measure

Então criei a seguinte medida:

NAO PODE SER FATURADO KPI =

VAR _STATUS = MAX(APONTAMENTOS[STATUS_APONTAMENTO])

VAR _STATUS2 = MAX(APONTAMENTOS[STATUS2])

RETURN

SWITCH( TRUE(),

_STATUS = “Não Pode ser Faturado” && _STATUS2 = “Pendente Ações do Líder/Time”, 1, _STATUS = “Não Pode ser Faturado” && _STATUS2 = “Pendente Ações Internas TCS”, 2,

0

)

O que essa medida faz é: ela cria duas variáveis, que são minhas informações de “STATUS_APONTAMENTO” e “STATUS2”, depois jogo essas variáveis dentro do meu Switch fazendo uma combinação delas, conforme a lógica que expliquei lá em cima, e daí ele seta o valor 1 pra minha condição vermelha e valor 2 pra minha condição amarela e 0 pra qualquer outra coisa.

Com a measure criada, agora é só ir na coluna que você quer aplicar essa condicional e partir pro abraço.

No meu caso eu ainda criei uma coluna calculada, mas não precisava, então não vou falar aqui sobre a coluna calculada, ok?

Aplicando formatação condicional

Volta na sua tabela, escolhe o campo que você quer aplicar a formatação condicional e escolhe por ícones.

Na tela que se abrir, vc vai fazer o seguinte:

O mais importante é de que você informe sua medida como “based on field”, porque aí mesmo vc fazendo a formatação condicional em uma terceira coluna a regra que vai se aplicar para formatar condicionalmente aquele campo é a regra definida nesse campo aí que vc escolheu como “based on field”.

Nesse caso, sabemos que nossa medida “NAO PODE SER FATURADO KPI” informa 1 pra vermelho e 2 pra amarelo, então é só escolher essas regras no campo de Rules (conforme imagem) e pronto! Finalizada sua formatação condicional!

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por anlise de dados e Power BI

Um comentário em “Power BI Formatação Condicional em Texto

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: