Power BI Q&A e Sinônimos

Sinônimos, como o próprio nome já diz, são nomes que podemos dar aos campos do nosso modelo de dados. Falar de sinonimos sem falar de Q&A é impossível, porque sinonimos são utilizados para ajudar o Power BI a entender como responder alguma pergunta feita no Q&A.

Porém, para garantir bom funcionamento do Q&A no seu report é importante que você tenha aplicados todas boas práticas de modelagem no seu report. Se a modelagem do seu modelo de dados não estiver adequada, vai ser muito difícil para o Q&A conseguir responder as perguntas, nesse caso, revise o seu modelo de dados.

Q&A

No Power BI Desktop, os designers de relatório podem usar Q&A para explorar dados e criar visualizações. No serviço Power BI, todos podem explorar seus dados com Q&A. Nossos aplicativos móveis também suportam Q&A, com o assistente virtual Q&A no iOS e o visual Q&A em dispositivos Android. Se você tiver permissão para editar um painel ou relatório, também poderá fixar (em dashboards) seus resultados de perguntas e respostas.

Q&A e Measures

Nas versões anteriores do Q&A, as tabelas de medidas confundiam o Q&A, pois a tabela de medidas estava desconectada. Q&A funciona bem com tabelas de medidas agora.

Q&A em Dashboards

Por padrão, as perguntas e respostas estão disponíveis na parte superior dos painéis. Para usar o Q&A, digite na caixa “Ask a question on your data”.

Sinônimos

Tenha cuidado ao adicionar sinônimos. Adicionar o mesmo sinônimo a mais de uma coluna ou tabela introduz ambiguidade.

Por exemplo, se no seu modelo de dados você tem um campo chamado CarrierTrackingNumber, vc pode adicionar sinonimos nesse campo para que ele responda por outros termos, como carrier tracking number ou simplesmente tracking number.

Essa tela que você está vendo aí em cima fica na parte de “Model” no Power BI, mas sinônimos também podem ser definidos lá na barra de Modeling > Q&A Setup.

Q&A TOOLING

Nessa tela do “Q&A Setup” (ou Q&A Tooling) dá pra fazer um monte de coisa pro Q&A, mas falando especificamente de sinonimo, você pode clicar ali no “Field synonym” e ver os termos que já estão sendo utilizados como sinônimos, bem como termos de sugestão para serem adicionados como sinonimos.

Importante: O Q&A TOOLING está disponível apenas no Power BI Desktop e atualmente oferece suporte apenas ao modo de importação. (o Q&A em si está disponível no Power BI Service, seja em report ou dashboard, mas o TOOLING, apenas no Desktop).

Perceba que na imagem abaixo tem um botãozinho (toggle) onde vc por escolher se vai incluir, ou não, aquele campo, ou até mesmo toda a tabela, na estrutura de Q&A. Outra opção é esconder o campo do modelo como um todo (botão direito no campo > hide).

Toda vez que você faz uma pergunta usando Q&A vc está usando sinonimos (se eles existirem, é claro). Portanto, caso alguma pergunta seja feita e o termo buscado apareça como vermelho, significa que o Power BI não conseguiu identificar aquele termo, então se você quiser pode adicionar esse termo nos sinônimos e isso muitas vezes vai resolver o problema. Termos em laranja são termos que Power BI julga como ambíguos, e nesse casos, para termos laranjas, o sinônimo não necessariamente vai resolver.

Na imagem abaixo o termo “the last year” é ambíguo porque existem mais de um campo de data no modelo de dados e nesse caso o Power BI não sabe qual “last year” de qual data ele deve usar.

Outro lugar em que também dá pra acessar o Q&A Setup é na rodinha, no cogwheel, na engrenagem do visual de Q&A,

Teach Q&A

Dentro do Q&A Tooling você tem a seção Teach Q&A, que permite você treinar o Q&A para reconhecer palavras. Para começar, digite uma pergunta que contenha uma palavra ou palavras que as perguntas e respostas não reconheçam. O Q&A solicita a definição desse termo. Insira um filtro ou um nome de campo que corresponda ao que essa palavra representa. A sessão de perguntas e respostas reinterpreta a pergunta original. Se estiver satisfeito com os resultados, você pode salvar sua entrada.

Os usuários do seu relatório não verão essa mudança até que você publique o relatório de volta para o Power BI Service.

Sinônimo Substantivo vs Sinônimo Adjetivo

Sinônimos Substantivos são essas definições normais que já falamos, tipo, vendas é sinônimo do campo sales. No entanto, Sinônimos Adjetivos são aqueles que possuem alguma condição, como por exemplo, vendas > 1000, ou cidade = Vitória.

Na definição desses termos você pode até passar uma agregação simples, tipo sum of sales > 1000.

Você só pode definir uma única condição no Q&A Tooling. Para definir condições mais complexas, use o DAX para criar uma coluna ou medida calculada e, em seguida, use a seção de ferramentas para criar uma única condição para essa coluna ou medida.

Suggested Questions

Ainda dentro do Q&A Tooling… Sem fazer nenhuma configuração, o visual de Q&A irá sugerir várias perguntas para começar. Essas perguntas são geradas automaticamente com base em seu modelo de dados. Nas “Suggested Questions”, você pode substituir as perguntas geradas automaticamente por suas próprias perguntas.

Row Label

Um row label permite definir qual coluna (ou campo) identifica melhor uma única linha em uma tabela. Por exemplo, para uma tabela chamada ‘Cliente’, o rótulo da linha geralmente é ‘Nome de exibição’. Fornecer esses metadados extras permite que as perguntas e respostas representem um visual mais útil quando os usuários digitam ‘Mostre-me as vendas por cliente’. Em vez de tratar ‘cliente’ como uma tabela, ele pode usar ‘Nome de exibição’ e exibir um gráfico de barras mostrando as vendas de cada cliente.

Pra setar o Row Label vá na aba de Model do Power BI, escolha a TABELA (não é a coluna, é a tabela) e escolha o Row Label adequado.

Power BI Q&A Limitações

Data sources suportados pelo Q&A:

Import mode
Live connect to Azure Analysis Services
Live connect to SQL Server Analysis Services (com gateway)
Power BI datasets
NOTA: Q&A Tooling suporta APENAS Import Mode (hoje 2020 08 16).

Data sources não suportados:

Object level security with any type of data source (não sei o que é isso, ler mais aqui)
DirectQuery de qualquer tipo. Um workaround é usar Live connect com Azure Analysis Services, que usa DirectQuery.
Composite models (Modelos compostos import / direct query)
Reporting Services

Review Questions

As perguntas que aparecem para serem tratadas no Review Questions só ficam lá por 28 dias.

Os usuários também podem impedir que suas perguntas sejam gravadas selecionando Settings > General e desmarcando Allow Q&A to record my utterance.

Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=Bg8nRNxcJZA – Ask a question with the new Q&A visual in Power BI Desktop
https://www.youtube.com/watch?v=x1VbHE4ROJs&t=209s – Want Power BI Q&A to return BETTER RESULTS? Here’s how!
https://radacad.com/qa-visual-define-an-adjective-for-a-column
https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/natural-language/q-and-a-intro
https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/visuals/power-bi-visualization-q-and-a
https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/natural-language/q-and-a-best-practices
https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/natural-language/q-and-a-tooling-intro
https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/natural-language/q-and-a-tooling-teach-q-and-a
https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/consumer/end-user-q-and-a
https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/natural-language/q-and-a-limitations

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por anlise de dados e Power BI

2 comentários em “Power BI Q&A e Sinônimos

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: