Power BI Scatter Chart

Scatter Chart, também conhecido como Quadrant Chart, ou bubble charts, ou dot plot charts, ou gráfico de dispersão.

No exame da Microsoft o termo “Scatter Chart” não aparece, porém, se você ler os comentários de quem fez o teste, como mostramos no post “Revisão do Exame por Saurabha“, vai ver que Scatter Chart está sim no exame.

Scatter Chart se aplica, no exame, tanto ao módulo de Visualize the Data (20-25%), quanto ao módulo de Analyze the Data (10-15%). Isso porque é um chart, um gráfico, um visual, poderoso para analisar e comparar dados.

O que é Scatter Chart

De acordo com a Microsoft, “Um gráfico de dispersão sempre tem dois eixos de valor para mostrar: um conjunto de dados numéricos ao longo de um eixo horizontal e outro conjunto de valores numéricos ao longo de um eixo vertical. O gráfico exibe pontos na interseção de um valor numérico X e Y, combinando esses valores em pontos de dados únicos”. Fonte: https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/visuals/power-bi-visualization-scatter

Talvez o Scatter Chart mais conhecido de todos seja o “Gartner Magic Quadrant”, essa da imagem abaixo. Ele é muito famoso, principalmente pra quem usa Power BI e adoro mostrar que a ferramenta é líder de mercado…

Gartner Magic Quadrant, nada mais que um Scatter Chart

Se você analisar bem o gráfico, vai ver que temos 2 eixos, X e Y, e quanto mais pra cima e pra direita, melhor o resultado. Essa é a forma padrão e mais conhecida de se ler um Scatter Chart, mas existem outras formas.

Continue lendo, mais pra frente eu explico como montar um Scatter Chart como o da Gartner, mas antes, deixa eu dar outro exemplo.

Scatter Chart – Exemplo 01

O exemplo abaixo foi retirado do último exercício que fiz para o Bootcamp de Power BI que estou participando (saiba mais aqui).

Eu criei esse gráfico pra mostrar, de forma simples, que nos meses 05 e 06 a região Sudeste teve uma GROSS MARGIN % muito baixa (gross margin % é margem bruta de venda).

Nesse caso o cliente tem uma linha vermelha, que representa 30% de Gross Margin, ou seja, esse é o limite mínimo aceitável pelo cliente. Portanto perceba que, em todos os meses de vendas, apenas no mes 05 e 06 houve uma queda realmente relevante. (a outra linha é a média do GROSS_MARGIN%)

Pra criar esse Scatter Chart eu usei no meu eixo X o MONTH_NUMBER e no eixo Y o GROSS_MARGIN%, e coloquei em legend REGIONS, pra que os pontos fossem separados por região, além disso mudei o tamanho das bolhas de acordo com GROSS_MARGIN% também, só pra reforçar de que pra baixo é ruim e pra cima é bom.

As linhas de 30% e 40% foram criadas no painel de Analytics. Pra criar a linha de 30% eu adicionei uma linha constante, e a outra linha é a média (avg.) do GROSS_MARGIN%.

Scatter Chart – Magic Quadrant

Ok, e como que faz pra criar um Scatter Chart igual ao Magic Quadrant da Gartner? É simples, você precisa de um valor pra X e um valor pra Y, no caso aqui, X é Completeness of Vision e Y é Ability to execute.

Achei na internet uma base de dados antiga pra gente testar. Perceba que cada VENDOR tem um valor pra seu respectivo eixo X e Y.

Agora que já temos a base, eu importei ela no Power BI e criei um Scatter Chart, o que eu fiz foi:

  • coloquei o Completeness of vision no eixo X (importante, ela tem que estar com sumarização de dados tipo SUM)
  • coloquei Ability to execute no eixo Y (importante, ela tem que estar com sumarização de dados tipo SUM)
  • Adicionei Vendor em Legend
  • Ativei Category Labels
  • Adicionei YEAR no Play Axis

Se eu quiser ainda posso ir no Painel de Analytics e adicionar as linhas que geram os quadrantes do Gartner, que nada mais é do que uma linha que corta X no meio e outra que faz a mesma coisa pra Y. Nesse caso vou apenas adicionar duas Constant Lines, uma pra X e outra pra Y.

Eixo X:

Eixo Y:

Se você tem olho bom já viu que o negócio tá torto.

Isso porque o valor máximo para X e Y estão automáticos, eu vou setar para 1, de forma que a escala seja de 0 a 1. Eu ainda poderia, depois de ajustar os eixos, fazer com que o Power BI não mostre eles, ou poderia pintar eles de branco, enfim, aí é maquiagem.

Olha como ficou:

Tá vendo que tem umas linhas riscadas de verde claro? Isso aconteceu porque eu selecionei aquela legenda em específico, no caso, Microsoft, e aí ele mostra, de acordo com meu Play Axis, o caminho que percorreu Microsoft entre os anos de 2008 e 2016.

Detalhes sobre Scatter Chart

Colunas tipo data não funcionam muito bem nos eixos X e Y do Scatter Chart. Procure sempre colocar valores numéricos nos eixos X e Y.

Referências

https://www.youtube.com/watch?v=08HrvzcWAOc – Power BI development: How to create the Gartner analysis report using Power BI , from scratch.
https://www.youtube.com/watch?v=0RVNkemPmRY – Power BI Visualization: Scatter Chart Tricks from Scratch | Power BI Tutorial 2020
https://www.youtube.com/watch?v=dbZJLFI-t-Y – Power BI – How to Fix Your Scatter Chart
https://www.gartner.com/en/research/methodologies/magic-quadrants-research
https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/visuals/power-bi-visualization-scatter

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por análise de dados e Power BI.

Um comentário em “Power BI Scatter Chart

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: