Power BI Bookmarks

Como vocês sabem, eu estou fazendo uns testes pela internet afora pra testar meus conhecimentos em Power BI e vou aproveitar pra escrever um pouco sobre algumas perguntas que me chamaram atenção.

Link para os testes: https://www.learndatainsights.com/power-bi-quiz-da-100/power-bi-quiz-da-100-visualize-the-data/

A Pergunta

A pergunta foi a seguinte: “quais desses elementos você pode setar num bookmark?”. A resposta está na imagem abaixo.

Minhas considerações

Bookmarks é um assunto que cai muito em um monte de lugar, em vários e vários lugares que tem perguntas de teste, sempre cai bookmarks, então resolvi escrever aqui um pouco e estudar mais sobre eles.

Veja que a minha resposta foi parcialmente errada, eu acredito que no Exame DA-100 os pontos funcionem assim também, mas não tenho certeza, é algo que preciso pesquisar depois.

O que eu errei nessa questão foi interpretação de texto, eu sei o que faz um bookmark, mas na vontade de responder rápido não prestei muita atenção ao enunciado.

O fato é que, o item que escolhi errado “the list of visual types available in the visualisations pane” não tem nada a ver com bookmarks. List of Visual Types é a lista de visuais da sua página que ficam no Selection Pane, conforme destaco na imagem abaixo.

Ou seja, o bookmark não tem nenhuma interferência na lista de itens, ou lista de objetos, que existe no Selection Pane. O que o bookmark faz na verdade é salvar o estado desses objetos que fazem parte do selection pane, ou seja, se um objeto está escondido ou não, se ele estão na ordem mais pra cima ou mais pra baixo, inclusive a ordem dos objetos na “tab order” são considerados pelo bookmark.

Agora, a resposta 3 e 5 são a mesma resposta, se eu selecionei a 3 eu devia ter selecionado a 5 também. Isso porque o bookmark considera a “visibility” (escondido ou não) para todos visuals do selection pane, e/ou para apenas os visuals selecionados.

All Visuals: todos visuais da página.
Selected Visuals: visuais selecionados manualmente quando da criação do bookmark.

Pontos interessantes sobre bookmarks:

  • Existem bookmarks criados pelos reports designers, ou seja, quem fez o report, mas o usuário também podem criar bookmarks para eles mesmos.
  • Esses bookmarks criados por usuários não afetam em nada o resultado para outros usuários, mas se algum outro usuário quiser essa visão, você pode compartilhar seu bookmark (requer PRO).
  • Bookmarks podem ser utilizados como Slide View de um Power Point.
  • Mesmo sendo possível fazer “Slide View” de bookmark no Power BI Service, quando você exportar um report, os bookmarks não serão considerados.
  • Se você adicionar um visual novo no report, o bookmark antigo (antes de ser atualizado) irá mostrar o novo visual em seu estado padrão.
  • Se o report designer tirar algum elemento que seu bookmark usa, tipo um chart filtrado, o bookmark vai dar erro na hora que você tentar acessar ele.

Elementos salvos num bookmark, ver imagem abaixo:

Bookmarks ainda tem propriedades como data (dados), display e current page.
Data: se marcado irá considerar filtros, drill e sort no bookmark.
Display: se marcado irá considerar questões visuais, como spotlight ou visibilidade de um chart no bookmark.
Current page: se marcado irá garantir que o bookmark salve a página atual em que foi criado e quando utilizado retorne para pagina que foi criado, caso contrário ele ainda irá funcionar, mas não vai voltar na página que foi criado.

Nenhum bookmark volta a posição do visual pro lugar, bookmarks não salvam posição do gráfico.

Referências

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por anlise de dados e Power BI

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: