Power BI Data Lineage

Como vocês sabem, eu estou fazendo uns testes pela internet afora pra testar meus conhecimentos em Power BI e vou aproveitar pra escrever um pouco sobre algumas perguntas que me chamaram atenção.

Link para os testes: https://www.learndatainsights.com/power-bi-quiz-da-100/power-bi-quiz-da-100-deploy-deliverables/

A Pergunta

A pergunta foi a seguinte: “Quais dessas ações podem ser realizadas usando a view de Data Lineage do Power BI?”. Resposta na imagem abaixo.

Data Lineage é uma visão no Power BI Service (app.powerbi.com) que mostra o relacionamento entre todos itens de uma Workspace. A imagem abaixo é da minha própria workspace, numa conta FREE (apesar da Microsoft dizer no site deles de que Data Lineage requer PRO).

Pra ativar essa visão é só ir na workspace e mudar ali no lugar de view pra Lineage (view, ali do lado do search, na direita da imagem).

Minhas considerações

A primeira opção fala da notificação dos contatos das pessoas relacionadas nas listas de contato de workspaces com reports que usem algum dataset compartilhado como fonte de dados. Isso quer dizer que, caso seja necessário fazer algum ajuste num datasource, seja ele um dataset compartilhado ou um datasource original (como um SQL, por exemplo) é possível sim notificar todas as pessoas impactadas em todas workspaces que usam esse datasource, conforme ilustra imagem abaixo.

  • Notificar contatos não estará disponível se o dataset no qual você está realizando a análise de impacto estiver localizado em uma workspace clássica.
  • Métricas de uso não são compatíveis com workspaces clássicas ou personal workspaces.

A segunda opção fala de “ver o número e lista de tabelas contidas dentro de um dataset ou dataflow”. Sim, também é possível. Nesse caso basta selecionar o dataset desejado, clicando no nome do dataset, e daí serão exibidas as tabelas e o número delas. Como na imagem abaixo, temos 8 tabelas.

Terceira opção, open report, simples, só clicar no report e clicar em open ou clicar na setinha.

Quarta opção, navegar pra settings de um dataset de qualquer dataset, que também é possível. No Data Lineage os datasets, na verdade quase todos artefatos presentes num Data Lineage, tem esse dropdown menu de opções. Veja na imagem abaixo.

Referências

https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/collaborate-share/service-data-lineage
https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/collaborate-share/service-dataset-impact-analysis

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por análise de dados e Power BI.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: