Power BI Edit Queries Parameters

Como vocês sabem, eu estou fazendo uns testes pela internet afora pra testar meus conhecimentos em Power BI e vou aproveitar pra escrever um pouco sobre algumas perguntas que me chamaram atenção.

Link para os testes: https://www.learndatainsights.com/power-bi-quiz-da-100/power-bi-da100-exam-quiz-prepare-the-data-da-100/

A Pergunta

A pergunta foi a seguinte: “quais são alguns dos casos para utilização de parâmetros dentro do Edit Queries?”. Resposta na imagem abaixo.

Minhas considerações

De cara descartamos a primeira opção, porque ela diz que “usados dentro das variáveis do DAX”, e parâmetros do Edit Queries (Power Query) não são usados com DAX, e sim com M.

A segunda opção é um dos casos de uso mais comuns de parâmetros, pra definir uma string de conexão junto ao datasource, explico melhor aqui.

Terceira opção é uma pegadinha, porque existe parâmetros para what-if, mas não são os mesmos parâmetros que fala no enunciado da questão, que diz “edit queries parameters”.

Na quarta opção temos de que Edit Query Parameters, ou parâmetros do Power Query, são utilizados para filtrar dados do datasource e esse é realmente um dos principais usos de parâmetros do Power Query, criar valores, listas, para que possamos filtrar de uma forma mais organizada nossos dados.

Quinta opção, que eu errei em não marcar, diz que podemos substituir valores conforme especificados pelos parâmetros. O conceito geral para esse tipo de parâmetro, segundo a Microsoft, é “A parameter serves as a way to easily store and manage a value that can be reused”, ou seja, uma forma fácil de armazenar algum valor que pode ser reutilizado.

Sobre utilizar parâmetros pra dar “replace values” eu nunca tinha utilizado nem parado pra pensar muito nisso, mas faz todo sentindo. Inclusive, no Power Query, sempre que você tem uma telinha como a da imagem abaixo, perceba que você tem sempre essa opção de selecionar o dropdown, nesse caso “ABC”, e selecionar se quer manter o ABC Text ou se quer usar Parâmetros.

Se a tela acima não estiver aparecendo pra você dessa mesma forma, com esse dropdown, é porque você precisa ativar o checkbox da imagem abaixo.

Referências

https://docs.microsoft.com/en-us/power-query/power-query-query-parameters
https://powerbixpert.com/2020/07/06/power-bi-query-parameters/

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por análise de dados e Power BI.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: