Power BI Query Reference

Como vocês sabem, eu estou fazendo uns testes pela internet afora pra testar meus conhecimentos em Power BI e vou aproveitar pra escrever um pouco sobre algumas perguntas que me chamaram atenção.

Link para os testes: https://www.learndatainsights.com/power-bi-quiz-da-100/power-bi-da100-exam-quiz-prepare-the-data-da-100/

A Pergunta

A pergunta foi a seguinte: “separar uma query em várias usando REFERENCE melhora a performance?”. Resposta na imagem abaixo.

Minhas considerações

Essa pergunta é super simples e básica, mas requer atenção. Quando você fala de REFERENCE ou DUPLICATE de uma query você tem alguns pontos a considerar.

DUPLICATE vai aumentar o tamanho do seu modelo, REFERENCE por outro lado, não. No entanto, REFERENCE não vai deixar seu modelo mais performático, pelo contrário.

O que acontece quando você usa Referencia é o seguinte (segundo a Microsoft, ver link nas referencias): “Quando uma consulta referencia uma segunda consulta, é como se as etapas da segunda consulta fossem combinadas e executadas antes das etapas da primeira consulta“.

Na prática, é o seguinte, imagina que você tem a Query1 e criar 3 outras queries usando a Query1 como Referencia. Seu modelo vai ficar como na imagem abaixo:

Diagram showing the Query Dependencies view, displaying queries described in the previous paragraph.

Quando você der Refresh (imagina um modelo Import) o que vai acontecer é que a Query1 vai rodar 3 vezes… Uma vez ela roda e depois roda a Query2, depois roda ela denovo e na sequencia a Query3, depois roda a Query1 novamente e depois a Query4. A imagem abaixo ilustra esse comportamento.

Diagram showing a modified version of the Query Dependencies view, displaying Query 2, Query 3, and Query 4.

Ponto importante sobre Reference: você não pode usar resultados da query referenciada na query original, ou seja, resultados da Query2 não podem ser usados na Query1, porque isso criaria um problema de “circular reference”.

Referências

https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/guidance/power-query-referenced-queries
https://radacad.com/reference-vs-duplicate-in-power-bi-power-query-back-to-basics

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por análise de dados e Power BI.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: