Passei!!! Fui aprovado no Exam DA-100: Analyzing Data with Microsoft Power BI

Fala pessoal!!! Notícia boa, passei no exame! Depois de estudar por vários meses, fiz o DA-100: Analyzing Data with Microsoft Power BI nesse sábado agora, dia 14/11/2020 e passei!

Minha opinião

Sinceramente, achei a prova bastante cansativa, com enunciados bastante longos. Dá pra ver que os enunciados são propositalmente feitos para que diferentes respostas, ou conceitos de respostas, possam ser extraídos da mesma pergunta. Isso acontece também nas perguntas “cenário”, que são aquelas perguntas que depois de responder você não consegue voltar e revisar.

Falando nisso, minha prova foi dividida em 48 questões iniciais, sem conexão uma com a outra. Depois de terminar as 48 você dava um YES lá pra passar pra próxima fase da prova, que consistia de perguntas com cenários, ou seja, vinha um cenário gigante e mais 4 perguntas pra cada cenário. No total eu respondi 3 cenários, com 4 perguntas cada.

Falando a respeito de revisar perguntas, eu não revisei nenhuma pergunta, isso porque eu preferi optar pela estratégia do “se eu acho que é, então é”, e deu certo, consegui 912 pontos em 1000, quase fechei a prova. Portanto, se você já cansou de estudar e domina bem os conceitos e conhece Power BI, confie em você mesmo.

A prova tem 3 horas de duração. Eu terminei faltando ainda 56 min pra terminar, então tem tempo mais que de sobra.

Comportamento durante a prova

Fiz a prova de casa mesmo, tem essa opção. Pra conseguir fazer a prova de casa você tem que seguir uma série de regras, fiquem atentos a isso se quiserem fazer a prova de casa.

Uma das partes mais difíceis da prova é justamente essa. Você está o tempo todo, 100% do tempo, sendo filmado. Sua camera e microfone precisam estar abertos e você não pode beber água, não pode sair da cadeira, nem cobrir sua boca com as mãos, nem falar nada… Isso pra mim foi muito difícil, porque eu toda hora fico coçando nariz, orelha, olho, kkkkkkkk, então precisei me conter bastante.

Pontos importantes que caíram na prova

É muito difícil de lembrar as perguntas, porque são muitas, são longas e também porque contratualmente quem faz a prova não pode falar o que caiu, mas todos os pontos que estudei caíram e tudo que estava na prova eu tinha estudado.

De qualquer forma, eu recomendo estar bastante preparado para questões de:

  • RLS – Row Level Security, todo processo de RLS, desde a criação e utilização do modelo estático e dinâmico, concessão de permissões no PBI Service, etc.
  • Modelagem de Dados, todos os pontos, caiu muita coisa de Modelagem. Pode estudar bem tudo de “Model the Data”
  • Permissões de Workspace, caiu bastante coisa de quem pode fazer oque aonde, nível de acesso, etc
  • Muito data profiling
  • Algumas perguntinhas bem difíceis sobre AI Visuals (key influencers, decomposition tree)

Conclusão

Pessoal, pra todos que estejam interessados em tirar essa certificação, tudo que está aqui no Blog é relevante. Principalmente tudo que está escrito, os links e referências que coloquei aqui https://powerbixpert.com/power-bi-da-100-certification/.

Espero que meus posts possam ajudar vocês. Em todos eles tem as referências que usei e, na dúvida, usem o material oficial da Microsoft.

Ah, e o blog continua, claro, daqui pra frente deve vir bastante coisa de Power BI por aí.

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por anlise de dados e Power BI

3 comentários em “Passei!!! Fui aprovado no Exam DA-100: Analyzing Data with Microsoft Power BI

    1. Que top, cara! O propósito do blog é mesmo esse, ajudar e compartilhar conhecimento com todos 🙂 Te desejo toda sorte e sucesso!!!

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: