Azure AZ-900 Describe core resources available in Azure | Storage

Este é o segundo tópico do módulo “Describe Core Azure Services (15-20%)”.

Para encontrar todos outros posts para estudo da certificação Azure AZ-900 acesse:
Azure AZ-900: Microsoft Azure Fundamentals

Describe Core Azure Services (15-20%)

Describe core resources available in Azure

  • describe the benefits and usage of Container (Blob) Storage, Disk Storage, File Storage, and storage tiers

fonte:
https://docs.microsoft.com/en-us/learn/modules/azure-storage-fundamentals/

Antes de mais nada, pra usar serviços de storage você precisa criar uma conta tipo Azure Storage, que pode ser criada através do portal. Dentro dessa conta você vai ter todos tipos de objetos de storage disponíveis, como blobs, files, disks. Azure Storage Account é um recurso, como qualquer outro precisa de subscription, estar associado a um resource group, etc.

Pra VM em específico você não precisa de uma Azure Storage Account, basta usar um Azure Disk Storage na VM, no entanto esses Disks Storages da VM não podem ser utilizados fora da VM.

Disk Storage

Esses Disks Storage para as VM podem ser usados como um disco dentro de uma máquina, logo podem ser normalmente utilizados pelas apps e outros serviços da VM.

Os discos que você pode associar ao seu Disk Storage podem ser HDD ou SSD, ou ainda premium SSD, ou também ultra disks pra cargas de trabalhos mais violentas, tipo SAP HANA, e outras bases de dados mais gulosas.

Container (Blob) Storage

Blob vem de Binary Large Object, bom saber o que esses acronimos significam. Blog na Azure é um tipo de “storage object solution”, ou seja, usando o blob você pode armazenar um monte de coisas diferentes, como text, dados binários, arquivos gigantes, arquivos pequenos, etc. Azure Blob é do tipo não estruturado, por isso permite que qualquer tipo de dados seja armazenado.

Blob aceita uma porrada de acessos simultâneos, ou seja, faz um monte de upload ao mesmo tempo, entrega um monte de vídeo, lida com arquivos de log que estão constantemente crescendo e o Blob pode ser acessado de qualquer lugar na internet.

Quando estamos falando de Blob você não precisa se preocupar em qual disco o dado está sendo gravado, a Azure toma conta disso. Voce pode organizar blob em containers, um exemplo de uso seria assim:

Diagram of hierarchy of a storage account.

File Storage

Azure Files é o recurso da Azure que permite que você armazene dados como em um servidor de arquivos, o famoso barra barra. Com Azure você consegue ter esse mesmo comportamento facilmente. Dá pra mapear um drive, como seu f:, dá pra permitir acesso da sua app no Azure Files pra que a app escreva o arquivo lá, dá pra ser uma pasta compartilhada pra o time usar ou guardar logs, etc.

Storage Tiers

Azure fornece 3 tiers diferentes pra seus armazenamentos tipo blob: Hot, Cool e Archive.

Hot: é o padrão, seus dados estão disponíveis pra serem utilizados, otimizados para dados frequentemente acessados, tipo imagens num website.

Cool: tipo de armazenamento otimizado pra dados não frequentemente acessados, tipo notas fiscais.

Archive: dados que são raramente acessados, tipo backups que ninguém mais vai usar.

Importante saber que: se seu dado estiver num Archive ele vai estar offline e poderá demorar um bom tempo (horas) até ser colocado disponível pra uso.

Referências

https://docs.microsoft.com/en-us/azure/azure-resource-manager/management/azure-subscription-service-limits

https://www.udemy.com/course/introducao-ao-microsoft-azure-certificacao-az-900/

https://www.exampro.co/az-900

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por análise de dados e Power BI.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: