Azure AZ-900 Describe core resources available in Azure | Database and Analytics

Este é o segundo tópico do módulo “Describe Core Azure Services (15-20%)”.

Para encontrar todos outros posts para estudo da certificação Azure AZ-900 acesse:
Azure AZ-900: Microsoft Azure Fundamentals

Describe Core Azure Services (15-20%)

Describe core resources available in Azure

  • describe the benefits and usage of Cosmos DB, Azure SQL Database, Azure Database for MySQL, Azure Database for PostgreSQL, and SQL Managed Instance

fonte:
https://docs.microsoft.com/en-us/learn/modules/azure-database-fundamentals/

Azure Cosmos DB

fonte:
https://docs.microsoft.com/en-us/learn/modules/azure-database-fundamentals/azure-cosmos-db
https://docs.microsoft.com/en-us/azure/cosmos-db/introduction

Azure Cosmos DB é um multi-model database service NoSQL, globalmente distribuído. No Cosmos DB é possível escalar sua storage entre diferentes regiões, aumentando ou diminuindo capacidade de entrega de dados, e o acesso aos dados pode ser feito usando diferentes APIs.

No Cosmos DB os dados são armazenados num nível chamado atom-record-sequence (ARS), esse dado é acessado através de uma API que você especifica quando for criar a database. Você pode criar a database no Cosmos para SQL, MonboDB, Cassandra, Table e Gremlin. Esse nível de flexibilidade significa que, conforme você migra os bancos de dados de sua empresa para o Azure Cosmos DB, seus desenvolvedores podem manter a API com a qual estão mais familiarizados.

Cosmos DB tem tempos de resposta em milissegundos, escalabilidade automática e instantânea garantem velocidade em qualquer escala. A continuidade dos negócios é garantida com disponibilidade apoiada por SLA e segurança de nível empresarial. O desenvolvimento de aplicativos é mais rápido e produtivo graças à distribuição de dados multirregionais em qualquer lugar do mundo, APIs e SDKs de código aberto para linguagens populares.

Como um serviço totalmente gerenciado, o Azure Cosmos DB tira a administração do banco de dados de suas mãos com gerenciamento automático, atualizações e patches. Ele também lida com o gerenciamento de capacidade com opções econômicas sem servidor e de dimensionamento automático que respondem às necessidades do aplicativo para corresponder a capacidade com a demanda.

Azure SQL Database

Azure SQL Database é um PaaS, isso significa que a grande maioria do gerenciamento do banco de dados, como upgrade, atualização, backup e monitoramento é feita pela Azure, sem envolvimento do usuário. Você pode ficar mais focado em trabalhar nos seus dados.

Azure SQL Database entrega 99,99% de disponibilidade, com Azure SQL Database você pode trabalhar com bancos de dados relacionais e também não-relacionais, como graphs, JSON, spatial e XML.

Também é possível migrar do SQL on-premises para o Azure atrabés do DMS (database migration service) usando Microsoft Data Migration Assistant.

Azure Database for MySQL

fonte:
https://docs.microsoft.com/en-us/learn/modules/azure-database-fundamentals/azure-mysql-database

Azure Database for MySQL é um serviço de database relacional na cloud, com base na versão do MySQL Community Edition e garante 99,99% de disponibilidade, distribuído globalmente nos servidores da Azure gerenciados pela Microsoft, o que ajuda que ele esteja disponível 24/7.

Em cada Azure Database for MySQL , você aproveita a segurança interna, tolerância a falhas e proteção de dados que, de outra forma, teria que fazer você mesmo no seu on-premises. Com o Azure Database for MySQL , você pode usar a restauração de backup pontual para recuperar um servidor a um estado anterior, de até 35 dias.

Azure Database for MySQL é recomendado para uso com LAMP stack (Linux, Apache, MySQL, PHP).

Azure Database for PostgreSQL

fonte:
https://docs.microsoft.com/en-us/learn/modules/azure-database-fundamentals/azure-postgresql-database

Assim como o Azure Database for MySQL o Azure Database for PostgreSQL também é uma base de dados relacional na cloud. Também é baseado na versão de comunidade do open-source PostgreSQL.

Azure PostgreSQL conta com benefícios como: alta disponibilidade sem necessidade de configurações adicionais; precificação simplificada, você tem performance e preço previsíveis de acordo com a configuração contratada e isso inclui atualizações, backups automáticos, monitoramento e segurança; escalabilidade pra cima e pra baixo conforme necessário pra que se adeque a sua necessidade; segurança a nível empresarial e compliance pra proteger seus dados, isso cobre data encryption no disco e SSL na comunicação cliente-servidor.

Azure PostgreSQL tem duas opções de deploy: Single Server e Hyperscale (Citus).

Single Server: database normal, como o MySQL, mas com escalabilidade vertical.

Hyperscale (Citus): aqui a escala pode ser horizontal, onde queries ao banco de dados serão processadas através de diferentes servers pra otimizar performance. Utilizado especialmente para databases grandes, com 100gb ou mais.

Azure SQL Managed Instance

fonte:
https://docs.microsoft.com/en-us/learn/modules/azure-database-fundamentals/azure-sql-managed-instance

Assim como o Azure SQL o Azure SQL Managed Instance também é um PaaS, só que, diferente do SQL o SQL Managed Instance é um serviço de dados da cloud altamente escalável e que provê maior compatibilidade com databases SQL Server.

O Azure SQL e o Azure SQL Managed Instance oferecem muitos dos mesmos recursos; no entanto, o Azure SQL Managed Instance oferece várias opções que podem não estar disponíveis para o Azure SQL, como por exemplo server collation que no Azure SQL só aceita “SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS” enquanto que no Azure SQL Managed Instance várias outras collations podem ser utilizadas.

Lista de comparação entre Azure SQL e Azure SQL Managed Instance: https://docs.microsoft.com/en-us/azure/azure-sql/database/features-comparison

Referências

https://docs.microsoft.com/en-us/azure/azure-resource-manager/management/azure-subscription-service-limits

https://www.udemy.com/course/introducao-ao-microsoft-azure-certificacao-az-900/

https://www.exampro.co/az-900

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por anlise de dados e Power BI

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: