Power BI Atualização Automática Onedrive

Meu cliente pediu pra colocar o report do Power BI pra atualizar toda vez que alguma coisa fosse feita na base de dados, ou seja, é um report que usa um excel num Onedrive como base de dados, daí toda vez que alguém for lá e adicionar ou alterar esse excel ele quer que o relatório do Power BI lá na workspace do Power BI Service atualize.

Dá pra fazer isso só com Power BI? Talvez, se você souber, deixa aí nos comentários, eu só consegui mesmo através do Scheduled Refresh.

Se a fonte de dados fosse um Direct Query seria possível configurar automatic page refresh, mas não é o caso.

O Problema

Então é só habilitar aquela opção de atualizar por Onedrive que tá de boa, certo? Errado!

Muitas pessoas me falaram que o report atualiza de boas usando aquela opção do Onedrive, mas estudando mais a fundo percebi que aquela opção não funciona bem assim… Deixar a opção de atualizar por Onedrive na verdade faz o seguinte:

-> Atualiza o seu report de acordo com o que está no seu arquivo do Power BI, o .pbix que está lá no seu Onedrive.

atualização do onedrive habilitada

Ou seja, se seu arquivo .pbix (power bi desktop) está num Onedrive e essa opção está ativa, quando você abrir o arquivo no seu PC e clicar Refresh de depois salvar, aí beleza, tudo que está nesse .pbix será refletido no seu relatório lá no Power BI Service (que roda mais ou menos a cada 1 hora).

Agora, se você abrir teu arquivo .pbix e não clicar no refresh, mas adicionar ou excluir um visual, por exemplo, e salvar o arquivo, os dados no seu relatório no Power BI Service não serão atualizados, apenas os visuais que tu alterou.

Data Refresh

Esse artigo é meio grandinho, mas a verdade está aí, https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/connect-data/refresh-data#onedrive-refresh, vou destacar na imagem abaixo.

Perceba que o item “1.) OneDrive refresh” só faz sincronizar o que tem no .pbix com o que vai aparecer no service, ou seja, se os dados não foram atualizados no .pbix desktop ele não vai ser atualizado no service.

No item “2.) Data refresh” é onde o dataset vai realmente ser atualizado.

scheduled refresh (item 2 da img anterior)

Conexão do Power BI

Estou assumindo que você fez uma conexão no Power BI com a lista do seu Onedrive ou Sharepoint, usando WEB ou Sharepoint Folder. Isso é importante pra garantir que seu arquivo sincronize com Onedrive/Sharepoint.

Para confirmar se seu datasource está conectado usando um desses tipos verifique lá no Power Query no Editor Avançado.

Ou também no dataSource Settings do Power BI:

Outro problema

Uma coisa que me aconteceu: “meu pbix tá no onedrive, meu arquivo excel tá no onedrive, eu publico o relatório abrindo o pbix e dando publish e quando vou configurar o refresh no dataset a opção de Onedrive não aparece”.

Se isso acontecer, carregue o arquivo pbix usando GET DATA na sua workspace.

get data > files
onedriver business ou sharepoint

Na opção de Onedrive Business você vai ter apenas os arquivos que estão na account logada no power bi service.

Na opção de Sharepoint você informa o site do sharepoint.

sharepoint url

Daí vai aparecer essa tela pra você navegar nas pastas do sharepoint e achar teu arquivo e dar GET DATA.

Fazendo isso deve habilitar a opção de Refresh do Onedrive pra você nesse dataset.

Referências

https://www.youtube.com/watch?v=ClmZ-8p6x9g&t=250s – Use Microsoft Flow, and other options, to refresh your Power BI dataset

Publicado por Pedro Carvalho

Apaixonado por anlise de dados e Power BI

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: