Model the Data (25-30%)

Abaixo a relação de todos posts que escrevi relacionados ao tópico Model the Data (25-30%). Para ver uma lista completa de tudo, acesse a página Power BI DA-100 Certification.

Power BI Assume Referential Integrity

Como vocês sabem, eu estou fazendo uns testes pela internet afora pra testar meus conhecimentos em Power BI e vou aproveitar pra escrever um pouco sobre algumas perguntas que me chamaram atenção. Link para os testes: https://www.udemy.com/course/exam-70-778-microsoft-power-bi-practice-test-2019/ A Pergunta A pergunta foi a seguinte: “usando Get Data, o que faz a opção de marcar “Assume ReferentialContinuar lendo “Power BI Assume Referential Integrity”

Power BI Aggregations

No exame da Microsoft o termo “aggregations” aparece em apenas um tópico: create and manage aggregations Pra entender aggregations, ou agregações, você precisa entender de Data Granularity (que falamos no post passado). Isso porque agregagar nada mais é do que subir o nível do grão, ou seja, deixar menos detalhado. Portanto, se você tem vendasContinuar lendo “Power BI Aggregations”

Power BI Data Granularity

No exame da Microsoft o termo “data granularity” aparece em apenas um tópico: define the appropriate level of data granularity Data Granularity, também conhecida como granularidade… Não confundir com Data Cardinality, ou cardinalidade dos dados, e também não confundir com cardinalidade de um relacionamento, são 3 coisas diferentes. No dia a dia você vai verContinuar lendo “Power BI Data Granularity”

Power BI Role Playing Dimensions

No exame da Microsoft o termo “role-playing dimensions” aparece em apenas um tópico: define role-playing dimensions É um tema importante pra ser estudado porque combina muito com outros dois conceitos importantes, que são os das tabelas de Data (dimensão de data, ou dimensão calendário) e assunto de relacionamentos ativos/inativos e uso de DAX para controleContinuar lendo “Power BI Role Playing Dimensions”

Power BI Row-Level Security (RLS)

No exame da Microsoft o termo “row-level security” aparece em apenas um tópico: implement row-level security roles No entanto, pelos relatos que já li pela internet a fora, RLS é um dos principais assuntos do Exame DA-100, por isso é muito importante entender RLS e como ele funciona. O que é RLS? RLS, ou RowContinuar lendo “Power BI Row-Level Security (RLS)”

Power BI CROSSFILTER

No exame da Microsoft o termo “cross-filter” aparece em dois tópicos: define a relationship’s cardinality and cross-filter direction apply cross-filter direction and security filtering Importante você entender que cross-filter não significa necessariamente que a direção será BOTH, cross filter pode ser SINGLE também (ou pode ser NONE se estivermos falando da função DAX). Então noContinuar lendo “Power BI CROSSFILTER”

Power BI Many to Many Relationships

Sempre que falamos de relacionamentos, ou de cross filter direction, ou de cardinalidade, etc, estamos falando da parte de Modelagem de Dados. Então pra você entender bem os conceitos do que vamos falar aqui é preciso que esteja familiarizado com modelagem de dados em Power BI. O conceitos de modelo de dados do Power BIContinuar lendo “Power BI Many to Many Relationships”

Power BI Q&A e Sinônimos

Sinônimos, como o próprio nome já diz, são nomes que podemos dar aos campos do nosso modelo de dados. Falar de sinonimos sem falar de Q&A é impossível, porque sinonimos são utilizados para ajudar o Power BI a entender como responder alguma pergunta feita no Q&A. Porém, para garantir bom funcionamento do Q&A no seuContinuar lendo “Power BI Q&A e Sinônimos”

Power BI Calculatetable vs Filter

CALCULATETABLE e FILTER são funções DAX que retornam uma tabela, ou seja, o resultado dessas funções é uma tabela. Então isso significa que essas funções, sozinhas, não podem ser utilizadas dentro de measures, mas elas podem (e são comumente utilizadas) como filtros dessas medidas. Então, por exemplo, se você quer uma measure que te retorneContinuar lendo “Power BI Calculatetable vs Filter”

Power BI Weak Relationships

Eu já falei sobre Weak Relationships no post sobre Relationships, mas quero falar sobre iso aqui novamente pra reforçar meu entendimento, mas principalmente pra anotar aqui todas as diferenças que eu conseguir encontrar na documentação da Microsoft entre esses Strong vs Weak Relationships. Weak Relationships (vou chamar de WR daqui pra frente) são esses relacionamentosContinuar lendo “Power BI Weak Relationships”

Power BI Row Context

Row Context ou row by row calculations… Cálculo linha a linha. Usar ROW CONTEXT é a mesma coisa quando criamos colunas calculadas no Excel. Lembra que no Excel vc ia lá na sua tabela e criava uma nova tabela e colocar uma formula assim =coluna1*coluna2, e daí cada linha recebia o resultado da coluna1 vezesContinuar lendo “Power BI Row Context”

Power BI Filter Context

O filter contexto é o conjunto de filtros aplicados ao modelo de dados antes do início da avaliação de uma measure DAX. Um Filter Context é um conjunto de filtros nas linhas do modelo de dados. Sempre há um contexto de filtro para expressões DAX. Se o contexto do filtro estiver vazio, uma expressão DAXContinuar lendo “Power BI Filter Context”

Power BI Relationships

Para o Exame DA-100 precisamos entender todo o funcionamento dos relacionamentos, mas aqui eu vou pontuar alguns tópicos que acho mais importantes: Both, relacionamentos bi-direcionais Relacionamentos bi-direcionais são perigosos se vc não sabe exatamente o que está fazendo. Relacionamentos bi-direcionais podem causar ambiguidade no seu modelo de dados. O que é ambiguidade? É quando seuContinuar lendo “Power BI Relationships”

Power BI Gateways

Pra que servem Gateways no Power BI? Eles servem pra atualizar seus relatórios no Power BI Service Online. Mas eu sempre preciso deles? Não. Vc só precisa de gateways para se conectar a dados on-premises. E o que são dados on-premises? São dados que não estão acessíveis diretamente, ou seja, qualquer coisa que esteja localContinuar lendo “Power BI Gateways”

× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: