Prepare the Data (20-25%)

Abaixo a relação de todos posts que escrevi relacionados ao tópico Prepare the Data (20-25%). Para ver uma lista completa de tudo, acesse a página Power BI DA-100 Certification.

Power BI Query Reference

Como vocês sabem, eu estou fazendo uns testes pela internet afora pra testar meus conhecimentos em Power BI e vou aproveitar pra escrever um pouco sobre algumas perguntas que me chamaram atenção. Link para os testes: https://www.learndatainsights.com/power-bi-quiz-da-100/power-bi-da100-exam-quiz-prepare-the-data-da-100/ A Pergunta A pergunta foi a seguinte: “separar uma query em várias usando REFERENCE melhora a performance?”. Resposta naContinuar lendo “Power BI Query Reference”

Power BI Edit Queries Parameters

Como vocês sabem, eu estou fazendo uns testes pela internet afora pra testar meus conhecimentos em Power BI e vou aproveitar pra escrever um pouco sobre algumas perguntas que me chamaram atenção. Link para os testes: https://www.learndatainsights.com/power-bi-quiz-da-100/power-bi-da100-exam-quiz-prepare-the-data-da-100/ A Pergunta A pergunta foi a seguinte: “quais são alguns dos casos para utilização de parâmetros dentro doContinuar lendo “Power BI Edit Queries Parameters”

Power BI Column Quality

Como vocês sabem, eu estou fazendo uns testes pela internet afora pra testar meus conhecimentos em Power BI e vou aproveitar pra escrever um pouco sobre algumas perguntas que me chamaram atenção. Link para os testes: https://www.learndatainsights.com/power-bi-quiz-da-100/power-bi-da100-exam-quiz-prepare-the-data-da-100/ A Pergunta A pergunta foi a seguinte: “você quer garantir que não existam registros duplicados na sua dimensão.Continuar lendo “Power BI Column Quality”

Power BI Obter Dados de Pastas e Tratamento no Power Query

Esse artigo foi escrito porque há relatos de que esse item em específico cai no Exame DA-100: Analyzing Data with Microsoft Power BI, conforme relatos. Get Data From Folders Também conhecido como Bulk Import ou Combine Multiple Files ou Load Multiple Files ou simplesmente Combine Files. Importar dados no Power BI é uma das tarefas maisContinuar lendo “Power BI Obter Dados de Pastas e Tratamento no Power Query”

Power BI Data Profiling e Table.Profile

Esse artigo foi escrito porque há relatos de que esse item em específico cai no Exame DA-100: Analyzing Data with Microsoft Power BI, conforme relatos. Data Profiling Pessoal, Data Profiling é algo que eu tenho percebido ser extremamente importante para o Exame e, além disso, muito importante também para nosso dia a dia como analista deContinuar lendo “Power BI Data Profiling e Table.Profile”

Power BI Clean vs Trim

Esse artigo foi escrito porque há relatos de que esse item em específico cai no Exame DA-100: Analyzing Data with Microsoft Power BI, conforme relatos. Qual a diferença entre Clean e Trim? Essa é uma resposta que você precisa saber na ponta da língua, e não é muito difícil de saber nem de entender. PraContinuar lendo “Power BI Clean vs Trim”

Power BI First Rows as Headers vs Headers as First Rows

Esse artigo foi escrito porque há relatos de que esse item em específico cai no Exame DA-100: Analyzing Data with Microsoft Power BI, conforme relatos. As vezes deixamos passar coisas muito simples despercebidas, como é o caso das funções título desse artigo. Acredito que a grande maioria já tenha usado “First Rows as Headers”, principalmenteContinuar lendo “Power BI First Rows as Headers vs Headers as First Rows”

Power BI Get Data (Obter Dados)

Uma coisa que a Microsoft fez na prova DA-100 é trabalhar com cenários, contextos. Eu já vi várias pessoas falando que as duas últimas perguntas na prova são a interpretação de 2 cenários grandes onde vc tem que identificar o que está acontecendo e dar as melhores respostas. Pensa num cenário como da imagem abaixo,Continuar lendo “Power BI Get Data (Obter Dados)”

Power BI DirectQuery

DIRECTQUERY é um assunto muito, muito extenso, então aqui vou tentar uma abordagem mais focada no que eu acredito que seja material adequado para o Exame de Certificação DA-100. DirectQuery é um tipo de obtenção de dados, então se vc vai lá e dá um “GET DATA” vai ver que pra algumas fontes de dadosContinuar lendo “Power BI DirectQuery”

Power BI Query Parameters

PARAMETERS, ou parâmetros, ou “query parameters”, são parâmetros de query, não confundir com “what-if parameters”. Os QUERY PARAMETERS, vou chamar de parâmetros aqui, são como variáveis… Os parâmetros devem ser definidos lá no Power Query, mas podem ser usados fora do Power Query também. Se você já leu o post sobre CUSTOM FUNCTIONS já viuContinuar lendo “Power BI Query Parameters”

Power BI Custom Functions

FUNCTION ou USER DEFINED FUNCTIONS, são funções criadas para ações repetitivas, ou seja, se vc quer empacotar uma quantidade de ações, ou “applied steps” num lugar e garantir que esses passos sejam aplicados em outra query, vc pode fazer isso através de FUNCTION, (funções). Uma dificuldade que eu tive pra entender Functions é de queContinuar lendo “Power BI Custom Functions”

Power BI Query Dependencies

No power query, na aba de View, tem o Query Dependencies. Essa parada é boa pra ver como está a estrutura e relacionamento das suas tabelas (ou suas queries). Vamos dar uma analisada nesse resultado da imagem abaixo. O que podemos dizer aqui é o seguinte. A tabela (ou a query) fVendas tá usando comoContinuar lendo “Power BI Query Dependencies”

Power BI Reference Queries

Sempre que vc cria um Merge as New ou Append as New ou simplesmente clica com botão direito na tabela e dá um Reference, vc está criando uma referência. Uma referência assume o estado atual da sua origem. Quando vc tem referências criadas vc não pode deletar a origem, pq cria uma dependência e oContinuar lendo “Power BI Reference Queries”

Power BI Duplicate Query

No Power Query é possível pegar uma tabela ou query que está no Power Query e duplicá-la. Ao duplicar vc cria uma instância daquela tabela, ou seja, aquela passa a ser uma nova entidade que vai conter os mesmos tratamento da query original, os mesmos “applied steps”. Qualquer modificação que vc fizer na tabela originalContinuar lendo “Power BI Duplicate Query”

Power BI Append Queries

APPEND é uma outra forma de juntar tabelas, nós já falamos do MERGE que seria o JOIN, mas agora vamos falar do APPEND, que seria o UNION ALL. Pra quem sabe o que é UNION e UNION ALL, é importante dizer que o UNION ALL não remove registros duplicados, então o APPEND também não removeContinuar lendo “Power BI Append Queries”

Power BI Merge Queries ou Joins

Não confundir essa função aqui com o Merge de colunas de texto. Esse MERGE aqui é diferente. MERGE QUERIES no power bi é um tipo de JOIN, se vc já fez join de múltiplas tabelas usando linguagem SQL sabe do que eu estou falando. MERGE também pode ser pensado com um tipo de VLOOKUP, masContinuar lendo “Power BI Merge Queries ou Joins”

Power BI Split Columns

Split column, com essa função vc pode pode separar o texto da sua coluna em outras colunas. Então se vc pegar e der split columns numa coluna de texto com o texto assim “01/01/2017” e falar que quer splitar a coluna pelo delimitador “/” o que o power bi vai fazer é isso: Ele pegouContinuar lendo “Power BI Split Columns”

Power BI List

É bem simples. Básicamente pega uma coluna e transforma ela em uma lista. Isso é útil pra quando vc quer criar uma lista pra usar como base de um parâmetro (depois dá uma lida sobre parâmetros). Essa lista aqui da imagem veio de quando eu selecionei a coluna cdVendedor e cliquei em convert to list.Continuar lendo “Power BI List”

Power BI Group By

Group BY agrupa dados de acordo com as tabelas selecionadas e as agregações selecionadas. No exemplo da imagem acima agrupamos a soma da coluna VALORMETA de acordo com a tabela cdVendedor. Dessa forma foi possível saber a quantidade total de ValorMeta pra cada vendedor. Vamos falar de alguns outros exemplos, só pra ficar mais claro.Continuar lendo “Power BI Group By”

Power BI UnPivot e Pivot

Unpivot, transforma colunas em linhas. Vamos começar com um exemplo não prático, hehe. Então o que eu fiz aqui foi pegar minha coluna de Mês e aplicar UNPIVOT, então ele vai transformar colunas em Linhas, olha como que fica: O power bi cricou duas colunas novas, Attribute e Value. Em atribute ele passou o nomeContinuar lendo “Power BI UnPivot e Pivot”

Power BI Transpose

Essa é uma opção que fica dentro do POWER QUERY, ou QUERY EDITOR, aba TRANSFORM. TRANSPOSE permite que você transforme linhas em colunas e vice-versa, ou seja, ele transforma toda sua tabela de uma vez só. É útil quando você precisa mudar linhas por colunas, ou vice-versa, e não quer fazer nenhum distinção de agrupamentoContinuar lendo “Power BI Transpose”

%d blogueiros gostam disto: